English Bandeira English Español Bandeira Español Deutsch Bandeira Deutsch Italiano Bandeira Italiano Polski Bandeira Polski Nederlands Bandeira Nederlands Português Bandeira Português Français Bandeira Français 中文 Bandeira 中文 日本語 Bandeira 日本語 हिन्दी Bandeira हिन्दी اللغة العربية Bandeira اللغة العربية Русский Bandeira Русский Українська Bandeira Українська עִברִית Bandeira עִברִית Ελληνικά Bandeira Ελληνικά Türk Bandeira Türk Latvietis Bandeira Latvietis Dansk Bandeira Dansk Norsk Bandeira Norsk Íslenska Bandeira Íslenska 한국어 Bandeira 한국어 Suomen Bandeira Suomen Gaeilge Bandeira Gaeilge Bahasa Melayu Bandeira Bahasa Melayu Svenska Bandeira Svenska Čeština Bandeira Čeština
Usuário ÍconeLogin
Português Bandeira Português

Login

 

Grande atualização de verão: Modelos, Portal, Módulos, Ações, Widgets

agosto de 2022

Temos o prazer de compartilhar as últimas atualizações que apareceram no serviço de criação de aplicativos online QuintaDB! Temos trabalhado duro para melhorar algumas das ferramentas e adicionar muitas opções que os usuários nos pediram.


Lista de atualizações:

Atualizações do portal
Pesquisar por usuários do portal em um grupo
Novos recursos da API do QuintaDB
Novas funções para newsletters e notificações
Nova tarefa para o campo "Ação"
Atualização para "Proprietários de registros"
Atualização para "Subformulário"
Novas opções para o gráfico de pizza
Atualizando o módulo "Arquivos"
Atualizações de widgets
Redirecionar para a página de registro após a edição
Botão de envio de formulário
Pesquisar atualizações
Novas funções para trabalhar com a mesa
Novas opções de exportação de PDF
Nova opção para "Botão de rádio"
 
 

Atualizações do portal

Agora você tem a opção de usar os dados do usuário do portal como o valor padrão para o campo. Assim, quando um usuário adiciona um novo registro ao banco de dados, alguns campos serão pré-preenchidos com valores que são retirados diretamente da conta do usuário.
Valor padrão
Para fornecer direitos de acesso mais flexíveis, adicionamos uma nova função Ler e Editar para usuários do portal e grupos de usuários. Se você definir essa função, o usuário poderá visualizar e editar registros, sem a capacidade de excluir ou adicionar novos.
Ler e editar função
Uma nova opção foi adicionada para o campo Relacionamento: Mostrar link 'Adicionar' no portal (habilitado por padrão). Ao desabilitar esta opção, os usuários do portal não poderão adicionar novos registros através do formulário associado na janela pop-up, mesmo que tenham acesso. Para habilitar ou desabilitar a opção, abra a página de edição de configurações de campo e vá até a aba " Configurações de relacionamento":
Mostrar link 'adicionar' no portal

Pesquisar por usuários do portal em um grupo

A busca de usuários por grupo ficou disponível no portal. Você pode usar a pesquisa se houver 5 ou mais usuários no grupo.
Pesquisar por usuários do portal em um grupo

Novos recursos da API do QuintaDB

Você sempre pode estender os recursos do seu aplicativo usando a API do QuintaDB. Recentemente, adicionamos novas consultas, como: atualização e exclusão de registros selecionados ou todos, realizando ações por meio de api.
 

Novas funções para newsletters e notificações

Agora, usando a automação de newsletter, você pode definir a data exata para o lançamento do mailing. Para fazer isso, basta selecionar o item apropriado ao criar ou editar uma tarefa:
Definir a data exata para o lançamento do mailing
Adicionamos a capacidade de inserir um link para executar Ações para todos os tipos de notificações por e-mail e SMS. Temos certeza de que você encontrará muitas maneiras de usar esse novo recurso em seus processos de negócios.
link para executar Ações

Nova tarefa para o campo "Ação"

O campo Ação agora tem uma nova tarefa: "Abrir formulário ou URL". Após realizar a ação, você pode abrir a URL especificada ou abrir o formulário do aplicativo atual. Além disso, você pode passar parâmetros para pré-preencher os campos do formulário aberto.
Abrir formulário ou URL

Atualização para proprietários de registros

Para o campo Record Owners, preparamos várias melhorias:
  • Os valores da coluna Proprietários de registros podem ser usados com parâmetros de passagem, incluindo webhooks.
  • Você pode definir o proprietário do registro usando o campo Ação.
  • Você pode usar o proprietário do registro em Fórmulas e Scripts;
  • Adicionada nova pesquisa por critério de proprietário do registro: "não é";
  • Adicionada a capacidade de agrupar por proprietário do registro.
 

Atualizações de Subformulário

Agora, ao preencher o formulário principal, as Ações Condicionais também são lançadas de todos os subformulários adicionados.
Uma nova opção: Mostrar nomes de colunas no cabeçalho da tabela é adicionado nas configurações do campo Subformulário. Se você ativá-lo, os nomes das colunas do subformulário serão exibidos apenas no cabeçalho da tabela.

Mostrar nomes de colunas no cabeçalho da tabela

Porcentagens e valores em um gráfico de pizza

Agora você pode exibir valores e porcentagens em um gráfico de pizza. Eles podem ser exibidos no próprio diagrama e ao passar o mouse. As opções podem ser ativadas no Módulo Gráfico, na aba "Configurações".
gráfico de pizza

Atualizando o módulo "Arquivos"

Agora para o módulo Arquivos, estatísticas e arquivos de backup estão disponíveis. Para fazer um backup, vá ao módulo Arquivos e chame o menu de contexto:

estatísticas e arquivos
Para restaurar arquivos de um backup, abra o menu lateral à esquerda e selecione Restaurar arquivos. Observe que os arquivos não serão restaurados se estiverem na "Lixeira".
Restaurar arquivos

Atualizações de widgets

A pedido de muitos usuários, adicionamos a capacidade de usar o design dos widgets de formulário/tabela/relatório no portal do cliente com autorização habilitada.
design dos widgets de formulário/tabela/relatório no portal
Primeiro, você precisa personalizar a aparência do widget na guia "Design" no widget de formulário ou no menu do Widget de tabela. Você pode ativar a opção "Usar o design do widget" no "Menu" do portal.
As seguintes configurações de design se aplicam:

Widget de formulário
  • Fontes
  • Nome e Descrição
  • Rótulos
  • Fronteiras
  • Botão de envio
  • Largura do formulário
  • Arquivo CSS
Widget de tabela/relatório
  • Cores
  • Fontes
  • Nome e Descrição
  • Margens
  • Cabeçalho
  • Fronteiras
  • Links
  • Arquivo CSS

Redirecionar para a página de registro após a atualização

A opção de habilitar/desabilitar o redirecionamento para a página de registro após a edição foi adicionada para o Widget de Tabela/Relatório. Por padrão, o redirecionamento para a visualização do registro está ativado. Para desabilitar esta opção, abra o menu do widget Tabela e clique no ícone "Editar". Na página seguinte, você pode alterar o nome do link e a coluna do sistema "Editar" e habilitar ou desabilitar a opção Redirecionar para a página de registro.
Redirecionar para a página de registro

Botão de envio de formulário

Agora você pode não apenas alterar o nome do botão de envio do formulário, mas também ocultá-lo completamente. Isso pode ser útil como outra maneira de fechar um formulário para preenchimento ou se você usar o formulário apenas para cálculos. Deixe um comentário abaixo deste post se você estiver interessado em aprender como criar uma calculadora online avançada usando fórmulas e funções baseadas em um formulário web, e com certeza prepararemos instruções. Para ocultar um botão em um formulário, vá para o Form Builder e clique no botão Editar nome do botão:
Mostrar botão de envio

 

Pesquisar atualizações

Agora você pode alterar a localização de uma mensagem após pesquisar no menu "Registros" e em um portal com autorização habilitada. Você pode alterar a posição dos alertas no menu do widget de tabela, guia "Pesquisar".
Pesquisar

Novas funções para trabalhar com a mesa

1. Adicionada nova opção: Atualizar página ao atualizar (ativado por padrão). Se você deixar a opção habilitada, a página será atualizada com os novos valores toda vez que você editar os dados da tabela.
2. Adicionada a capacidade de alterar a largura das colunas usando o método arrastar e soltar para as tabelas internas dos registros Subformulário e Vinculados.
Novas funções para trabalhar com a mesa

Novas opções de exportação de PDF

Agora você pode configurar a exportação de PDF para um único registro. Para fazer isso, vá para o menu "Registros" e selecione "Exportar" - "Exportar configurações".
Além disso, tornou-se possível exportar imagens para PDF, se um link apontar para ele.

Valor vazio para o campo do Botão de rádio

Para o campo "Botão de rádio", agora é possível selecionar um valor vazio. Para fazer isso, abra a página de edição do campo e selecione o valor padrão: Nada selecionado.
Botão de rádio

Ganhe com QuintaDB


Desenvolvemos um programa de afiliados exclusivo. Pagamos a remuneração de cada pagamento pelo serviço de todos os clientes que você indicou. Qualquer cliente que se registre usando seu link especial se torna sua referência para sempre. Não importa quanto ele pague pelos serviços do QuintaDB, você receberá suas comissões de afiliado repetidas vezes sem mais esforço. Saiba como obter renda passiva no serviço QuintaDB neste link.

Estamos ansiosos para ver você aproveitar todas as melhorias e aproveitar ao máximo os vários novos recursos incluídos nesta grande atualização!