English Bandeira English Español Bandeira Español Deutsch Bandeira Deutsch Italiano Bandeira Italiano Polski Bandeira Polski Nederlands Bandeira Nederlands Português Bandeira Português Français Bandeira Français 中文 Bandeira 中文 日本語 Bandeira 日本語 हिन्दी Bandeira हिन्दी اللغة العربية Bandeira اللغة العربية Русский Bandeira Русский Українська Bandeira Українська עִברִית Bandeira עִברִית Ελληνικά Bandeira Ελληνικά Türk Bandeira Türk Latvietis Bandeira Latvietis Dansk Bandeira Dansk Norsk Bandeira Norsk Íslenska Bandeira Íslenska 한국어 Bandeira 한국어 Suomen Bandeira Suomen Gaeilge Bandeira Gaeilge Bahasa Melayu Bandeira Bahasa Melayu Svenska Bandeira Svenska Čeština Bandeira Čeština
Usuário ÍconeLogin
Português Bandeira Português

Login

 

Portal do cliente

Um Portal do Cliente no QuintaDB é uma ótima maneira de uma empresa ou organização permitir que seus clientes ou usuários façam login em seu sistema web interno dedicado e acessem dados restritos com diferentes funções de nível de acesso.

Um portal é uma apresentação de dados de um aplicativo, com um painel e um ambiente de trabalho customizado, com a possibilidade de configurar direitos de acesso para usuários e grupos de usuários.

Em vez de criar seus próprios serviços de autenticação e segurança, você pode usar portais de clientes QuintaDB. Os seus web-users poderão registar-se no seu portal em vez de se inscreverem com a conta do QuintaDB.

Seus clientes podem fazer login em seu portal web dedicado, acessar módulos (tabelas, formulários, relatórios, gráficos, mapas, calendários, arquivos ou boletins informativos) compartilhados com eles, adicionar dados e, o mais importante, visualizar e modificar apenas os registros que eles enviaram (se você usar a opção 'Acessar apenas os próprios registros', caso contrário, eles verão todos os dados).

Um Portal de clientes oferece uma excelente oportunidade para apresentar seu banco de dados com uma identidade de marca pessoal para sua empresa ou organização.

Então, você tem o banco de dados e deseja permitir que os usuários da web se inscrevam para acessá-lo, ativar a conta e redefinir a senha se necessário. Em caso afirmativo, siga as etapas abaixo.

 

1. Criar portal

2. Configurar portal

3. Menu do portal

4. Usuários e permissões

5. Direitos de acesso

  5.1 Formulário de pesquisa

6. Outras opções

7. Como vincular registros de tabela e contas de usuário do portal

 

1. Criar portal

Crie um aplicativo da maneira que for conveniente para você:

- Criar uma nova aplicação.

- Use o modelo de aplicativo.

- Importe dados do Excel ou CSV.

 

No serviço QuintaDB, o Portal é criado juntamente com a aplicação. Vamos criar um aplicativo simples com duas tabelas:

Clique no link "portal aberto" no canto superior direito ou use o menu à esquerda para abrir o portal:

No módulo Portais, você pode criar muitos portais para um aplicativo. Todos os portais usarão os dados gerais do banco de dados do aplicativo. Qualquer mudança no banco de dados em um portal mudará os dados em outros portais.

 

2. Configurar portal

 

O portal criado tem o mesmo nome do aplicativo por padrão. Você pode renomeá-lo no módulo Portals.

Formulários e tabelas de aplicativos criados foram adicionados ao menu do Portal. Se seu aplicativo usa outros módulos, como gráficos, mapas, calendários, etc., eles também serão adicionados ao menu do Portal:

Você pode desativar essa opção no menu Configurações do aplicativo. Siga o link "Editar aplicativo" e selecione "Configurações":

Se você não quiser adicionar módulos ao portal automaticamente, desative a opção "Adicionar cada módulo recém-criado ao 'Portal Padrão' do aplicativo":

Na seção "Módulos do projeto", você pode escolher qual Portal abrir por padrão com o aplicativo.

Retorne ao Portal usando o link "portal aberto" para personalizar o menu do Portal.

 

3. Menu do portal

Abra o menu "Portal" e selecione o item "Menu":

Aqui você pode adicionar novos itens de menu e modificar os existentes. Além disso, você pode selecionar a página inicial do seu portal e ativar o Dashboard (painel).

Você pode criar um novo item ou adicionar um submenu a um item existente.

Você precisa especificar um nome e selecionar um ícone (opcionalmente).

Em seguida, você precisa selecionar um widget. Pode ser:

  • Abra um submenu;
  • Tabela ou relatório;
  • Form;
  • Calendário;
  • Chart;
  • Arquivos;
  • Newsletter;
  • Mapa;
  • URL
  • Página HTML.


Depois de personalizar o menu do Portal, você pode selecionar um tema.

Abra o menu "Portal" e selecione "Theme":

Usando o menu "Theme", você pode alterar a disposição dos itens de menu e o esquema de cores do seu portal.

Os temas do portal:

Standard

Professional

Professional opened

Professional wide

Classic

Observe que, para o tema clássico, você precisa habilitar os módulos do portal que estarão disponíveis para os usuários.

4. Usuários e permissões

O Portal é criado com autorização habilitada por padrão, o que significa que o registro e login no portal são necessários para o acesso do usuário.
Abra o menu "Portal", item "Usuários" para adicionar ou visualizar os usuários cadastrados no portal.

Você pode adicionar um novo grupo. Usando grupos de usuários, não será necessário atribuir direitos de acesso para novos usuários a cada vez. Bastará adicioná-los ao grupo com os direitos estabelecidos.


Selecione as tabelas e relatórios:
Selecione as tabelas e relatórios

Na página 'Adicionar novo grupo', você pode escolher a função do usuário. Pode ser:

  • Somente leitura
  • Leia e escreva
  • Leia, edite e exclua registros
  • Leia, escreva e exclua registros.
escolher a função do usuário

A opção mais importante é ‘Acesso somente aos próprios registros’. Os usuários verão apenas os registros que adicionaram. Mas também você pode selecionar quais recursos estarão disponíveis para os usuários, como:

  • Exportação de dados
  • Importar
  • Clone
  • Imprimir
  • Editar registros
  • Atualizar vários registros
  • Exclua todos os registros da tabela com um clique
  • Procurar
  • Agrupamento.

Direitos de accesso

Agora você pode adicionar usuários a este grupo. Clique no bloco do grupo do usuário e clique no bloco 'Adicionar usuários ao grupo' na próxima página.

Para adicionar usuários basta adicionar seus emails ou login (um por linha). Você pode editar modelos de e-mails de convite.

Observe que a senha do usuário corresponde ao e-mail ou login por padrão

Observe que a senha do usuário corresponde ao e-mail ou login por padrão. Você pode editar a conta do usuário do portal no grupo. Clique no bloco do usuário. Pressione o botão 'Conta' na próxima página.

Você pode alterar a senha, inserir nome, contatos e fazer upload do avatar na página da conta do usuário.

 

5. Direitos de acesso

Você pode definir as permissões padrão para o novo usuário. Abra a guia "Permissões padrão para o novo usuário":

Permissões padrão para o novo usuário

Você pode editar as permissões padrão para todos os módulos. Dessa forma, você pode controlar o nível de acesso para usuários do portal recém-registrados. As permissões padrão também podem ser definidas por Tabela ou Relatório. Observe que você também pode controlar o acesso em nível de campo.

definidas por Tabela ou Relatório

Você pode modificar as permissões e direitos de acesso para o grupo do usuário. Basta abrir o grupo do usuário e abrir na guia 'Configurações':

Nesta página você pode editar tabelas e permissões de relatórios para o grupo. Clique no 'Editar'.

Configurações

Selecione uma tabela ou relatório. Clique no link ‘Acesso no nivel do campo’ (conforme mostrado na captura de tela) para controlar quais campos os usuários verão no formulário ao adicionar um registro, bem como quais colunas os usuários verão ao visualizar uma tabela ou relatório.

acesso no nivel do campo

Pressione o botão "CONCEDA ACESSO AO GRUPO 'CONVIDADOS' À TABELA DE RELATÓRIOS" se você precisar adicionar acesso à nova tabela / relatório para o grupo.

Campo

5.1 Formulário de pesquisa

Para personalizar o formulário de pesquisa para usuários e grupos de usuários, clique no link de pesquisa:

Pesquisar

Nesta página, você pode configurar a Pesquisa Padrão para um grupo: selecione quais campos estarão disponíveis para pesquisa e quais critérios de pesquisa estarão disponíveis para estes campos:

Pesquisa padrão

Ou você pode usar seu próprio formulário de pesquisa:

Como criar um formulário de pesquisa personalizado, você pode ler neste link.

Para ativar seu formulário de pesquisa para o proprietário do portal, abra o menu do portal e selecione as configurações:

Na página seguinte, abra a guia "Configurações" e selecione "Formulário de pesquisa" na lista suspensa. Selecione "Meu formulário de pesquisa" para tabela ou relatório:

6. Outras opções

Abra o Portal e selecione "Configurações" no menu "Portal":

Você pode escolher qual tipo de autenticação usar em seu portal:

  • Sem autenticação. Qualquer usuário da rede poderá usar o portal.
  • Autenticação HTTP básica. Selecione uma par de login e senha para proteger o portal.
  • Login obrigatório. O usuário deve estar registrado no portal para acessá-lo.

No menu suspenso, você pode selecionar o idioma do portal e especificar os campos de autorização (para o formulário de registro e login no portal).

Você pode personalizar os campos do formulário de login:

No campo "Empresa" você pode inserir uma lista de empresas e este campo será mostrado no formulário de registro como uma lista suspensa.

Pelo menos um campo de autorização deve ser habilitado para usar os formulários de Login ou Inscrição.

E-mail, número de telefone ou campo de Login entenderá automaticamente o que exatamente o usuário digitar e irá atribuí-lo aos campos de login, e-mail ou telefone na Conta.

Você pode desativar este campo e, em vez disso, ativar um (ou todos) os campos Login, Email e Telefone. Para o formulário de inscrição, também estão disponíveis os campos de endereço, como: Endereço, Cidade, Estado e CEP.

Além disso, você pode fazer upload de um logotipo que será exibido no canto superior esquerdo do portal, selecionar a visualização para tabelas e relatórios no portal: Tabela regular ou Bloco.

Na guia Integração, você poderá obter o código JavaScript para integrar todo o portal como widget em sua própria página da web. Além disso, você pode usar o Direct Link para compartilhá-lo apenas com seus clientes.

Se você escolher a autenticação 'Login necessário', verá essas páginas.

  • Página de login
  • Página de inscrição
  • Restaurar página de senha

Na guia "Notificações", você pode editar modelos de notificações por e-mail e SMS que serão recebidos por usuários registrados para ativar e restaurar o acesso.

Você também pode especificar se deseja receber notificações sobre o registro de novas contas.

7. Como vincular registros de tabela e contas de usuário do portal

 

Vamos supor que você já tenha criado e configurado um portal da web e adicionado usuários a ele (ou possivelmente os próprios usuários se cadastraram). Seus clientes verão apenas os registros que eles próprios adicionaram.

Mas e se você já tiver registros em suas tabelas ou em seus arquivos CSV ou Excel que deseja atribuir a contas específicas do portal?

Existem duas maneiras de fazer isso.

1. Você pode ir para a página Registros, selecionar alguns registros e clicar na opção 'Alterar proprietário do registro' na lista suspensa 'Ações'.

Select records to change owner

Depois disso, você só precisa decidir quem se tornará o novo proprietário dos registros. Como mostrado na imagem abaixo:

Change record owner

 

2. A segunda maneira é usar Importar de arquivo CSV ou Excel. Mas primeiro você deve habilitar a coluna 'Adicionado por' no menu "Colunas".

Uma vez ativado, você verá a nova coluna ‘Adicionado por’ na página ‘Registros’.

Agora você pode usar os nomes de usuário do portal em seu arquivo CSV ou Excel para atribuir registros importados.

Apenas certifique-se de ter uma coluna 'Adicionado por' em seu arquivo e que contém nomes de usuário apropriados (os mesmos que você vê na página de Registros).

Portanto, usando qualquer um dos métodos, você obterá o mesmo resultado, ou seja, os usuários do portal verão novos registros assim que entrarem no portal.